Representante de Turma: Desenvolvendo a cidadania


 



EMEF MAFRANCISCA ROMANA DOS SANTOS


PROJETO:
Representantes de turma
desenvolvendo a cidadania
"A participação em uma sociedade democrática como membro responsável
exige que se produzam mudanças e renovações na organização da escola."
– Juan Deval







Canaã dos carajás-PA, 2011

1 – IDENTIFICAÇÃO

Ø  Nome do projeto: “Representantes de turmas em ação”
Ø  Nome da escola: EMEF Francisca Romana dos Santos
Ø  Diretor de Unidade Escolar: Kátia Maria Augusto dos Reis
Ø  Vice-Diretor: Ester Aparecida Augusto Correia
Ø  Endereço: Rua Lírio branco – Parque dos Ipês
Ø  Níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Ø  Número de alunos:          alunos
Ø  Vigência do Projeto: Anual
Ø  Edição: Elenjusse Martins (coordenadora Pedagógica) e Josineide Rodrigues Pereira (Orientadora Educacional)

1 – APRESENTAÇÃO
"Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar"
Santo Arnaldo Janssen
Uma escola que busca a participação efetiva de todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos na construção de suas ações educacionais e da aprendizagem, é aquela que procura ou que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professores e funcionários. Possibilitando assim que gradativamente se estabeleça ambientes de ensino que valorizam e colocam as vozes das crianças/adolescentes como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo ensino, aprendizagem e liderança.
Nessa perspectiva surge a importância do representante de turma. Um aluno da classe escolhido para representá-la nas reuniões da escola, este frequentemente recebe funções como dar avisos e reunir a turma para conversar, deve ser capaz de ouvir a turma e expressar suas opiniões em reuniões, eventualmente tendo de defender algum aluno e esclarecer mal-entendidos. É recomendável que seja alguém com capacidade de se expressar e com uma reputação razoável. Além disso é importante que o representante seja capaz de relatar aos professores (se for o caso) ou mesmo à equipe gestora sobre problemas que estejam ocorrendo na turma. Assim sendo o projeto Representantes de turma desenvolvendo a cidadania, pretende  possibilitar a formação da consciência política dos alunos para que se comprometam com a cidadania enquanto sujeitos da construção de uma sociedade mais justa e solidária.

2 – JUSTIFICATIVA

A escola é um local privilegiado para despertar o espírito de solidariedade e desenvolver a criatividade.  Portanto, cabe a ela conduzir de forma democrática o envolvimento dos seus alunos em ações que promovam a  cidadania baseada em valores morais e étnicos, na liberdade de expressão e respeito ao próximo.
      Ao perceber que também podem contribuir com a escola, expressando opiniões, sugerindo melhoras e efetivamente participando do cotidiano escolar e das tomadas de decisões, os representantes de turma bem como os demais alunos, passarão a se reconhecer no ambiente escolar e a valorizar sua condição de sujeito participativo no processo de construção da aprendizagem.
E é nesse processo de participação, de reconhecimento de papeis e de respeito às diferenças, que surge a solidariedade e a preocupação social que se faz tão necessária no mundo contemporâneo em que a sociedade sofre cada vez mais com as diferenças sociais.           Portanto, cremos que este projeto contribuirá para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas diversas ações promovidas pela a escola e garantir a efetivação de uma cidadania ativa e participante na complexa construção de uma escola democrática.


3 – OBJETIVO GERAL

*   Fortalecer a participação dos representantes de turmas e consequentemente resgatar nos alunos atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento, mostrando que é possível construir uma escola democrática.

3.1 – Objetivos Específicos
*      Sensibilizar sobre a importância da liderança, praticando a responsabilidade  na construção da cidadania.
*      Adquirir noções de cidadania, participação política e controle social.
*      Estabelecer elo de comunicação direta entre alunos-professores-equipe gestora.
*      Envolver os representantes de turma e consequentemente  os demais alunos nas tomadas de decisões.
*      Criar mecanismos e procedimentos que viabilizem o contato com aspectos relativos à liderança;
*      Estabelecer  um  clima  de  confiança  junto  ao  educando,  a  fim  de  se  sentirem  seguros  quanto  à orientação dos professores e do Conselho de Classe
*        Levar os alunos a entender os objetivos da educação e normas da escola. 
Promovendo reflexão e debates acerca dos seus direitos e deveres  segundo o regimento escolar
*   Cooperar e não competir, procurando sempre a união do grupo.
*   Auxiliar na preparação e realização de eventos culturais e esportivos;
*   Participar da organização e realização de jogos inter-classe;
*      Despertar o interesse pelo funcionamento da escola.
*   Apoiar professores no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem;
*   Realizar monitoria no desenvolvimento de atividades seguindo orientações dos professores;
*      Colaborar em eventos da escola.

5 – DESENVOLVIMENTO

Após a formação das turmas no inicio do ano letivo iniciar-se-á  também o processo para escolha de dois representantes para cada turma,  que contará também com um professor(a) representante e será organizado um cronograma de atividades, especificando onde, quando e como se dará as ações dos representantes dentro da instituição escolar. É importante ressaltar que as atividades escolares regulares não devem ser em hipótese alguma prejudicadas, mas sim fortalecidas com a participação direta dos alunos que contribuirão representando sua turma de forma participativa nas mais diversas atribuições juntamente com a Direção, Equipe Pedagógica, Equipe Administrativa e Corpo Docente.
1º Etapa:
Discutir com todos os professores as etapas do projeto e definir o professor representante de cada turma e este deverá conduzir a processo de eleição na turma a qual ficou responsável.
            2ª Etapa:
O professor orientador deverá apresentar aos alunos as atribuições do representante de turma, os critérios para a candidatura e solicitar dos interessados um texto justificando o que o motivou a colocar seu nome a disposição.
3º Etapa:
Os interessados deverão inscrever-se, apresentar sua justificativa e no decorrer da semana expor aos colegas.
4º Etapa:
A partir deste trabalho de conscientização e reflexão, é realizada, em cada turma, a Eleição dos Representantes de Turma, na qual são eleitos o Representante e o Vice-Representante. OBS: Monte uma urna com a caixa de papelão, prepare cédulas e chame alunos voluntários para a apuração. Divulgue o resultado em murais e apresente os representantes eleitos publicamente.

6–  ÁREA DE ATUAÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMAS

*      Conselho de classe
*      Reuniões de pais
*      Esporte e Lazer
*      Cultura
*      Monitoria
*      Apoio docente
*      Reforço
*      Instalações de equipamentos
*      Eventos

7–  AVALIAÇÃO
A avaliação será semestralmente se necessário promover uma nova eleição para o segundo semestre. 

ANEXO
QUALIDADES DE UM REPRESENTANTE:
          1. RESPONSABILIDADE - pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, assíduo e pontual, organizado.
          2. ESPÍRITO DE INICIATIVA - saber tomar decisão, ser realizador, saber imprimir dinamismo ao grupo.
          3. ESPÍRITO DEMOCRÁTICO - saber acolher; respeitar as idéias dos outros; estimular as idéias do grupo; sentir-se igual em direitos e deveres.
          4. PARTICIPATIVO e envolvido com a escola.
          5. DISPONIBILIDADE - ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante.
          6. FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE RELACIONAMENTO.
          7. ESPÍRITO DE EQUIPE.

ATRIBUIÇÕES DE UM REPRESENTANTE:
          O representante de turma é um elo entre a turma e a comunidade escolar. É o porta-voz da turma, isto é, o elemento que transmite as sugestões, reivindicações e problemas do grupo. Incentiva a turma a participar de eventos, solenidades, visitas etc. Além dessas tarefas o representante deve:
          1. Incentivar a turma a ser um grupo coeso e unido.
2. Auxiliar o grupo a determinar seus objetivos e a utilizar os meios adequados para atingi-los.
3. Ajudar a turma a colaborar com os objetivos básicos e projetos da escola.
4. Comparecer e participar das reuniões e eventos para os quais for convocado.
5. Exercer uma liderança positiva.
 6. Solicitar a intervenção da Equipe de Direção da quanto a assuntos específicos da sua turma.

PLANO DE AÇÃO – REPRESENTANTES DE TURMA

Nº.
Ordem
Ações
Realização
Parcerias
Início
Término
01
Comunicar avisos solicitados pelas coordenações, SOE, Secretaria e/ou direção.
Sempre que preciso
Anual
Equipe Gestora


Coordenar atividades comuns dos representantes de turma formando uma verdadeira equipe.
1º bimestre
Bimestral
Representantes de todas as turmas.

Participar de reuniões e conselhos de classe e repassar aos colegas as decisões tomadas.
Sempre que preciso
Ao final do todo
bimestre
Gestora
Orientadora
 Coordenação Pedagógica

Colaborar com ações no intervalo.
(alternadamente)
Diariamente
Anual
Orientadora
 Coordenação Pedagógica

Incentivar seus colegas de turma a participar das atividades.
Diariamente
Anual
Professores

Promover semestralmente na unidade Escolar um campeonato de Inter-Classe.
Semestral
Anual
Gestora
Professores de Educação Física
Equipe escolar
Alunos da UE
02
Elaborar critérios para a realização dos jogos Inter-Classe
Sempre que preciso
Anual
Professores: Educação Fisica
                      Orientadora
                      Coordenação Pedagógica
03
Contribuir ativamente para a execução dos projetos escolares.
Sempre que preciso
Anual
Coordenadores Pedagógicos
Orientadora Educacional
Professores:

04
Participar de todos os eventos promovidos e realizados pela Unidade Escolar.
Sempre que preciso
Anual
Equipe gestora e professores-
-
05
Realizar as inscrições  dos alunos em jogos e...
Sempre que preciso
Anual
Todos os representantes de turma
06
Prestar trabalho voluntário nos projetos de leitura (contra turno).
Sempre que preciso
Anual
Coordenadores Pedagógicos
Orientadora Educacional
Professores:
-
07
Colaborar na organização e realização da festa Junina, na Unidade Escolar.
Junho
Anual
Equipe gestora e demais funcionários.-
-