EMEF MAFRANCISCA ROMANA DOS SANTOS
"A participação em uma sociedade democrática como membro responsável
exige que se produzam mudanças e renovações na organização da escola."
– Juan Deval
Canaã dos carajás-PA, 2011
1 – IDENTIFICAÇÃO
Ø Nome do projeto: “Representantes de turmas em ação”
Ø Nome da escola: EMEF Francisca Romana dos Santos
Ø Diretor de Unidade Escolar: Kátia Maria Augusto dos Reis
Ø Vice-Diretor: Ester Aparecida Augusto Correia
Ø Endereço: Rua Lírio branco – Parque dos Ipês
Ø Níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Ø Número de alunos: alunos
Ø Vigência do Projeto: Anual
Ø Edição: Elenjusse Martins (coordenadora Pedagógica) e Josineide Rodrigues Pereira (Orientadora Educacional)
1 – APRESENTAÇÃO
"Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar"
Santo Arnaldo Janssen
Santo Arnaldo Janssen
Uma escola que busca a participação efetiva de todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos na construção de suas ações educacionais e da aprendizagem, é aquela que procura ou que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professores e funcionários. Possibilitando assim que gradativamente se estabeleça ambientes de ensino que valorizam e colocam as vozes das crianças/adolescentes como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo ensino, aprendizagem e liderança.
Nessa perspectiva surge a importância do representante de turma. Um aluno da classe escolhido para representá-la nas reuniões da escola, este frequentemente recebe funções como dar avisos e reunir a turma para conversar, deve ser capaz de ouvir a turma e expressar suas opiniões em reuniões, eventualmente tendo de defender algum aluno e esclarecer mal-entendidos. É recomendável que seja alguém com capacidade de se expressar e com uma reputação razoável. Além disso é importante que o representante seja capaz de relatar aos professores (se for o caso) ou mesmo à equipe gestora sobre problemas que estejam ocorrendo na turma. Assim sendo o projeto Representantes de turma desenvolvendo a cidadania, pretende possibilitar a formação da consciência política dos alunos para que se comprometam com a cidadania enquanto sujeitos da construção de uma sociedade mais justa e solidária.
2 – JUSTIFICATIVA
A escola é um local privilegiado para despertar o espírito de solidariedade e desenvolver a criatividade. Portanto, cabe a ela conduzir de forma democrática o envolvimento dos seus alunos em ações que promovam a cidadania baseada em valores morais e étnicos, na liberdade de expressão e respeito ao próximo.
Ao perceber que também podem contribuir com a escola, expressando opiniões, sugerindo melhoras e efetivamente participando do cotidiano escolar e das tomadas de decisões, os representantes de turma bem como os demais alunos, passarão a se reconhecer no ambiente escolar e a valorizar sua condição de sujeito participativo no processo de construção da aprendizagem.
E é nesse processo de participação, de reconhecimento de papeis e de respeito às diferenças, que surge a solidariedade e a preocupação social que se faz tão necessária no mundo contemporâneo em que a sociedade sofre cada vez mais com as diferenças sociais. Portanto, cremos que este projeto contribuirá para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas diversas ações promovidas pela a escola e garantir a efetivação de uma cidadania ativa e participante na complexa construção de uma escola democrática.
3 – OBJETIVO GERAL
Fortalecer a participação dos representantes de turmas e consequentemente resgatar nos alunos atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento, mostrando que é possível construir uma escola democrática.
3.1 – Objetivos Específicos
Sensibilizar sobre a importância da liderança, praticando a responsabilidade na construção da cidadania.
Adquirir noções de cidadania, participação política e controle social.
Estabelecer elo de comunicação direta entre alunos-professores-equipe gestora.
Envolver os representantes de turma e consequentemente os demais alunos nas tomadas de decisões.
Criar mecanismos e procedimentos que viabilizem o contato com aspectos relativos à liderança;
Estabelecer um clima de confiança junto ao educando, a fim de se sentirem seguros quanto à orientação dos professores e do Conselho de Classe
Levar os alunos a entender os objetivos da educação e normas da escola.
Promovendo reflexão e debates acerca dos seus direitos e deveres segundo o regimento escolar
Cooperar e não competir, procurando sempre a união do grupo.
Auxiliar na preparação e realização de eventos culturais e esportivos;
Participar da organização e realização de jogos inter-classe;
Despertar o interesse pelo funcionamento da escola.
Apoiar professores no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem;
Realizar monitoria no desenvolvimento de atividades seguindo orientações dos professores;
Colaborar em eventos da escola.
5 – DESENVOLVIMENTO
Após a formação das turmas no inicio do ano letivo iniciar-se-á também o processo para escolha de dois representantes para cada turma, que contará também com um professor(a) representante e será organizado um cronograma de atividades, especificando onde, quando e como se dará as ações dos representantes dentro da instituição escolar. É importante ressaltar que as atividades escolares regulares não devem ser em hipótese alguma prejudicadas, mas sim fortalecidas com a participação direta dos alunos que contribuirão representando sua turma de forma participativa nas mais diversas atribuições juntamente com a Direção, Equipe Pedagógica, Equipe Administrativa e Corpo Docente.
1º Etapa:
Discutir com todos os professores as etapas do projeto e definir o professor representante de cada turma e este deverá conduzir a processo de eleição na turma a qual ficou responsável.
2ª Etapa:
O professor orientador deverá apresentar aos alunos as atribuições do representante de turma, os critérios para a candidatura e solicitar dos interessados um texto justificando o que o motivou a colocar seu nome a disposição.
3º Etapa:
Os interessados deverão inscrever-se, apresentar sua justificativa e no decorrer da semana expor aos colegas.
4º Etapa:
A partir deste trabalho de conscientização e reflexão, é realizada, em cada turma, a Eleição dos Representantes de Turma, na qual são eleitos o Representante e o Vice-Representante. OBS: Monte uma urna com a caixa de papelão, prepare cédulas e chame alunos voluntários para a apuração. Divulgue o resultado em murais e apresente os representantes eleitos publicamente.
6– ÁREA DE ATUAÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMAS
Conselho de classe
Reuniões de pais
Esporte e Lazer
Cultura
Monitoria
Apoio docente
Reforço
Instalações de equipamentos
Eventos
7– AVALIAÇÃO
A avaliação será semestralmente se necessário promover uma nova eleição para o segundo semestre.
ANEXO
QUALIDADES DE UM REPRESENTANTE:
1. RESPONSABILIDADE - pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, assíduo e pontual, organizado.
2. ESPÍRITO DE INICIATIVA - saber tomar decisão, ser realizador, saber imprimir dinamismo ao grupo.
3. ESPÍRITO DEMOCRÁTICO - saber acolher; respeitar as idéias dos outros; estimular as idéias do grupo; sentir-se igual em direitos e deveres.
4. PARTICIPATIVO e envolvido com a escola.
5. DISPONIBILIDADE - ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante.
6. FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE RELACIONAMENTO.
7. ESPÍRITO DE EQUIPE.
ATRIBUIÇÕES DE UM REPRESENTANTE:
O representante de turma é um elo entre a turma e a comunidade escolar. É o porta-voz da turma, isto é, o elemento que transmite as sugestões, reivindicações e problemas do grupo. Incentiva a turma a participar de eventos, solenidades, visitas etc. Além dessas tarefas o representante deve:
1. Incentivar a turma a ser um grupo coeso e unido.
2. Auxiliar o grupo a determinar seus objetivos e a utilizar os meios adequados para atingi-los.
3. Ajudar a turma a colaborar com os objetivos básicos e projetos da escola.
4. Comparecer e participar das reuniões e eventos para os quais for convocado.
5. Exercer uma liderança positiva.
6. Solicitar a intervenção da Equipe de Direção da quanto a assuntos específicos da sua turma.
PLANO DE AÇÃO – REPRESENTANTES DE TURMA
Nº. Ordem | Ações | Realização | Parcerias | |
Início | Término | |||
01 | Comunicar avisos solicitados pelas coordenações, SOE, Secretaria e/ou direção. | Sempre que preciso | Anual | Equipe Gestora |
| Coordenar atividades comuns dos representantes de turma formando uma verdadeira equipe. | 1º bimestre | Bimestral | Representantes de todas as turmas. |
| Participar de reuniões e conselhos de classe e repassar aos colegas as decisões tomadas. | Sempre que preciso | Ao final do todo bimestre | Gestora Orientadora Coordenação Pedagógica |
| Colaborar com ações no intervalo. (alternadamente) | Diariamente | Anual | Orientadora Coordenação Pedagógica |
| Incentivar seus colegas de turma a participar das atividades. | Diariamente | Anual | Professores |
| Promover semestralmente na unidade Escolar um campeonato de Inter-Classe. | Semestral | Anual | Gestora Professores de Educação Física Equipe escolar Alunos da UE |
02 | Elaborar critérios para a realização dos jogos Inter-Classe | Sempre que preciso | Anual | Professores: Educação Fisica Orientadora Coordenação Pedagógica |
03 | Contribuir ativamente para a execução dos projetos escolares. | Sempre que preciso | Anual | Coordenadores Pedagógicos Orientadora Educacional Professores: |
04 | Participar de todos os eventos promovidos e realizados pela Unidade Escolar. | Sempre que preciso | Anual | Equipe gestora e professores- - |
05 | Realizar as inscrições dos alunos em jogos e... | Sempre que preciso | Anual | Todos os representantes de turma |
06 | Prestar trabalho voluntário nos projetos de leitura (contra turno). | Sempre que preciso | Anual | Coordenadores Pedagógicos Orientadora Educacional Professores: - |
07 | Colaborar na organização e realização da festa Junina, na Unidade Escolar. | Junho | Anual | Equipe gestora e demais funcionários.- - |