Conselho de Classe Participativo


PROJETO: CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

“Um excelente EDUCADOR não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.” (Augusto Cury)






CANAÃ DOS CARAJÁS-PA, JANEIRO DE 2011


1 – IDENTIFICAÇÃO 

Ø  Nome do projeto: “Conselho de classe participativo”
Ø  Nome da escola: EMEF Francisca Romana dos Santos
Ø  Diretor de Unidade Escolar: Kátia Maria Augusto dos Reis
Ø  Vice-Diretor: Ester Aparecida Augusto Correia
Ø  Endereço: Rua Lírio branco – Parque dos Ipês
Ø  Níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Ø  Número de alunos:  568 alunos
Ø  Vigência do Projeto: Bimestral
Ø  Edição: Josineide Rodrigues Pereira (Orientadora Educacional) e Elenjusse Martins(Coordenadora Educacional)

O capitão e os marinheiros somente sobrevivem ao mar quando
atuam de forma harmônica, estabelecendo um ambiente de intercâmbio,
troca, compreensão e auxílio. Numa sala de aula não é diferente...

 

1.Objetivos
1.1-
Geral

  Ressignificar o conselho para que ele funcione na análise das condições de ensino.

 1.2- Específicos

- Para a direção e a coordenação pedagógica:  Focar as reuniões na análise das condições institucionais que interferem na aprendizagem.
-
Para os professores: Analisar o percurso de cada criança com base nas metas da escola.
-
Para os alunos: Avaliar a própria aprendizagem e se tornar protagonista no processo educativo.
-
Para os pais: Acompanhar a aprendizagem.

2
. Conteúdos 
-
Administrativo: Levantamento de indicadores de aprendizagem por meio de fichas e questionários, organização e consolidação das informações para dar visibilidade aos pontos que necessitam de maior atenção.
-
Relações interpessoais: Favorecimento da comunicação entre professores, alunos e gestores e criação de momentos de debate coletivo.
-
Comunidade: Compartilhamento de dados relevantes entre a escola e a família.

3.
Tempo
-Uma vez a cada bimestre , reserve uma semana para a coleta de dados e para a tabulação das informações.


3.1
Material necessário
Folhas de papel com questionário para todos os alunos, fichas para os professores anotarem o desenvolvimento de cada estudante, fichas para a entrevista dos pais, calendário escolar com os dias letivos, dados sobre a frequência de alunos e professores e pastas para organizar o material.

4.
Desenvolvimento
1ª etapa Envolvimento da equipe
Planeje junto com o coordenador e orientador  a realização de uma reunião com toda a equipe (gestora e docente) para avaliar o sentido e a contribuição do conselho de classe para a melhoria da aprendizagem. Apresente propostas para as próximas reuniões e solicite sugestões. Explique que os encontros passarão a ser um fórum de análise sobre as condições que a escola e as aulas devem assegurar para favorecer a melhoria do desempenho dos alunos. Geralmente a coordenação desse trabalho fica a cargo da orientadora educacional. Quando não houver esse cargo, a tarefa pode ser assumida por outro profissional da equipe de gestão e compartilhada com os demais (no caso de escolas grandes), mas sempre sob a supervisão do diretor ou do vice.

2ª etapa Fichas para os professores
Se a escola tem um mecanismo em que os professores entregam informações por aluno ao coordenador pedagógico, esse material pode ser usado para a preparação do pré-conselho - e aí não é necessário outra ficha. Caso ainda não exista esse sistema, peça aos educadores que mantenham uma folha com o nome de cada aluno e façam observações sobre avanços e dificuldades do último período, por disciplina. As fichas deverão ser entregues ao responsável uma semana antes da reunião do conselho para a organização dos dados por aluno.

3ª etapa Sensibilização dos estudantes
Passe pelas salas de aula juntamente com o responsável pelo projeto para esclarecer aos estudantes a finalidade do conselho de classe. Diga a todos que eles começarão a participar também, respondendo perguntas sobre as aulas. Deixe claro que as informações servirão para melhorar o planejamento dos professores e da escola - o que vai ajudá-los a aprender mais e melhor. Aos mais novos, conte que eles terão a ajuda de estudantes de séries mais adiantadas no registro das respostas.

4ª etapa Questionários para os pais e alunos
Os questionários para pais e alunos devem ser elaborados com linguagem simples e questões objetivas. O dirigido para as crianças deve ser dividido em duas partes. Na primeira, inclua perguntas de autoavaliação, como: fez as lições de casa? Prestou atenção nas aulas? Participou das atividades? Na segunda, peça que elas apontem as aulas de que mais gostaram, as mais desafiadoras, as mais difíceis etc. Se possível, faça um pré-teste com um grupo para ver se as questões estão sendo bem compreendidas. Se preciso, reelabore-as. Faça também um questionário para os pais com temas que ajudem a equipe a perceber melhor como o aluno se relaciona com as questões da escola quando está fora dela. Você pode perguntar se o estudante faz as lições de casa, se recebe ajuda de algum familiar, se tem um horário e local específicos para estudar e se faz atividades extras. Também indague se os pais percebem que a criança ou o adolescente tem facilidade ou dificuldade com determinadas tarefas.

5ª etapa Coleta de dados
Uma semana antes da reunião do conselho, escolha com os professores o melhor dia para que as crianças respondam o questionário - o que deve durar de 20 a 30 minutos. Para as classes do 1º e do 2º ano solicite a ajuda dos alunos mais velhos, que serão os escribas dos menores, para que as dificuldades de leitura e escrita não atrapalhem o resultado. Depois do preenchimento da ficha, reserve um tempo para que elas façam oralmente algumas observações e anote-as nas respectivas fichas. As informações dos pais podem ser colhidas durante uma reunião regular com eles, pedindo que respondam o documento ou por meio de entrevista feita por um membro da equipe gestora. Os que não comparecerem podem ser contatados posteriormente.

6ª etapa Leitura e consolidação dos dados 
O responsável deve fazer dois tipos de levantamento. O primeiro, geral, vai reunir as respostas dos estudantes, destacando as aulas e as atividades mais citadas - as preferidas ou as mais difíceis. Vale lembrar que nem sempre o que os alunos mais gostam está relacionado à qualidade do ensino. Muitas vezes, eles se lembram dos momentos de mais interação com os colegas ou os que são menos exigidos. Isso deve ser analisado. O segundo é a sistematização por aluno, juntando os formulários preenchidos pelo professor, pelos pais e pela própria criança. Preste atenção em respostas como "não aprendi nada" e em citações parecidas feitas por vários professores a um mesmo aluno. Casos assim devem ser debatidos.

6ª etapa Organização dos índices da escola
Cabe à direção fazer a sua parte, por meio do levantamento de dados sobre os dias letivos programados e os efetivamente realizados, a freqüência de alunos e professores e as avaliações dos bimestres anteriores de cada turma.

7ª etapa Aplicação dos resultados
No dia do conselho de classe, o responsável pela organização da reunião deve apresentar primeiro o panorama geral com as principais conclusões gerais, com quadros que mostrem os principais elementos a destacar. Depois, é preciso cruzá-los com as possíveis variáveis, que estarão na ficha do diretor, para colocar em discussão a real situação da escola e de cada aluno. O ideal é buscar soluções conjuntas para casos de estudantes com resultados abaixo do esperado, com o planejamento de atividades para que as aulas se tornem mais eficazes.

Avaliação
Discuta com a equipe as possibilidades de fazer mudanças significativas para melhorar as condições de ensino em decorrência dos dados recolhidos. Use-os também para aprimorar os próximos questionários e avalie se os formulários trazem os indicadores relevantes para repensar a organização da escola.



QUESTIONÁRIO DA EQUIPE GESTORA 1 bimestre
No calendário escolar, quantos dias estavam previstos para o bimestre? (Coordenação)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------E quantos dias letivos foram garantidos?
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Os professores tiveram quantas faltas no decorrer do bimestre?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Quantos professores substitutos atuaram em cada classe? __________________________________________
Qual foi o período de substituição: (Coordenação)
(  ) menos de uma semana                      (  ) uma semana                            (  ) quinze dias
(  ) um mês                                                     (  ) dois meses                               (  ) ou mais

A escola tomou as seguintes providências em relação aos alunos faltosos: (Orientação)
(  ) Conversou com os alunos sobre a importância de sua presença.
(  ) Chamou os pais e fez encaminhamentos cabíveis.
(  ) Visitou as famílias.                                                         (  ) Solicitou ajuda ao Conselho Tutelar.

Quantos dias os alunos foram dispensados pela escola em virtude de: (Coordenação/Orientação)
(  ) falta de água ou energia: ____ dias
(  ) falta de professores: ____ dias
(  ) falta de merenda: ____ dias
(  ) reuniões: ____ dias
(  ) eventos da Secretaria da Educação: ____ dias
(  ) fatores climáticos: ____ dias
(  ) outros: ____ dias

Foram garantidos os materiais básicos para aos alunos menos favorecido? (Coordenação/Orientação)
(  ) sim                                                                 (  ) não                                                 OBS:______________________________________________________________________________________
Foram garantidos materiais básicos para os professores realizarem as atividades?
(  ) sim                                                                 (  ) não
OBS:______________________________________________________________________________________
Solicitou ajuda para os professores que acabaram de ingressar na escola e na rede de ensino?
(  ) sim                                                                 (  ) não
Acompanhou o cronograma de reuniões de planejamento dos professores? (Diretora)
(  ) sim                                                                 (  ) não
Assegurou em seu cronograma reuniões regulares com a equipe gestora para acompanhar o processo de ensino? (Diretora)
(  ) sim                                                                                 (  ) não
Análise de situação de matrícula dos alunos de cada turma: (Secretária)
- recebidos por transferência: ____ alunos                                       -  retenção de 01 ano: ____ alunos
-  retenção de 02 anos: ____ alunos                                                     -  retenção por mais de 02 anos: ____ alunos
-  distorção idade/ serie: ____ alunos                                                  - outros

Projeto: Conselho de classe participativo
Aos Professores(1º bimestre)
Nome: _____________________________________________Disciplina:______________________________
Qual sua maior dificuldade?__________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
*Faltou?___________________Quantas vezes?________________Chega atrasado  frequentemente?_______
 *Avisou com antecedência? ___________Providenciou substituto?_____________Deixou atividades?_______

*Quantas faltas no decorrer do bimestre tiveram os alunos com dificuldades de aprendizagens detectadas no diagnóstico inicial?
 (  ) Não se atentou para esta questão.                 (  ) Relatou e passou p/ a Orientadora.                
* Quais são as dificuldades desses alunos referentes aos conteúdos que foram propostos para o bimestre?
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*Em relação as questões comportamentais dos alunos  como você agiu durante o bimestre?
(  ) Apenas conversou informalmente com a Orientadora sobre alguns casos.
(  ) Relatou formalmente a situação de determinados alunos a Orientação.
(  ) Frequentemente deixa alunos indisciplinados fora da sala.
(  ) Deixa os alunos fora da sala, mas direciona atividades para que ele que possa realizar.
(  ) Deixa os alunos fora da sala, mas relata formalmente e exige uma conversa com o seu responsável.
(  ) Procura conversar e entender o que se passa com o aluno e resolve com ele.

Existe algum caso em que a indisciplina é tanta que não consegue controlar a turma? Cite-o.
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*Em relação ao planejamento e ao desenvolvimento das aulas.

(  ) Teve a intencionalidade de desafiar os alunos.
(  ) Selecionou antecipadamente os materiais de acordo com o propósito da atividade.
(  ) Atenta-se para o tempo necessário para realização das atividades.
 (  ) Planejou a interação entre os alunos.
(  ) Costuma ausentar-se da sala de aula deixando os alunos sozinhos.
(  ) Ausenta-se por alguns minutos, mas  sempre deixa alguém do apoio observando.                                               
(  ) Costuma solicitar aos alunos para buscar material que você esqueceu (giz, pincel, livros etc)
(  )  O retorno das atividades e trabalhos  aos alunos é imediato.
(  ) O retorno das atividades e trabalhos aos alunos só acontece no final do bimestre.
(  )  Sua avaliação ofereceu desafios, estava de acordo com os conteúdos ministrados, foi dinâmica.
(  ) A avaliação estava de acordo com os conteúdos, mas seguiu um padrão tradicional.

* Criticas e sugestões:
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 Projeto: Conselho de classe participativo

Questionário aos pais

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS

Ao terminarmos mais um ano letivo é momento de refletirmos sobre o trabalho realizado pela escola e para isto precisamos da opinião dos pais ou responsáveis.
1. Gostaríamos de saber a opinião de vocês pais ou responsáveis sobre o desenvolvimento de seu filho(a), sua participação e sobre a escola. Escreva S para sim, N para não e AV para às vezes.

(  ) Vocês acompanham as tarefas e a agenda de seu filho(a) diariamente?
(  ) Vocês comparecem à escola sempre que solicitados?
(  ) Vocês gostam das reuniões bimestrais e conseguem tirar as dúvidas com os professores?
(  ) Vocês acham que os professores mandam pouca tarefa de casa?
(  ) Seu filho(a) participa da informática, xadrez e futsal?
(  ) Seu filho(a) comenta sobre as atividades realizadas na escola?
(  ) Seu filho(a) tem horário e local adequados para realizar a tarefa de casa? 
2. Seu filho(a) tem tarefa de casa:
(  ) 1 vez por semana                                                                    (  ) 2 vezes por semana
(  ) 3 vezes por semana                                                                               (  ) 4 vezes por semana 
3. Sobre o desenvolvimento de seu filho(a) você está:
(  ) Satisfeito(a)                                                                                              (  ) Muito Satisfeito(a)
(  ) Insatisfeito(a)                                                                           (  ) Preocupado(a)
4. Sobre o acompanhamento nas atividades escolares de seu filho(a):
(  ) Fui bem presente                                                    (  ) Deveria ter auxiliado mais                    (  ) Deixei a desejar
5. Quanto ao trabalho da professora de seu filho(a) você está:
(  ) Satisfeito(a)                                                                               (  ) Muito Satisfeito(a)                                   (  ) Insatisfeito(a)
6. Quanto a merenda da escola:
(  ) Satisfeito(a)                                                                                (  ) Muito Satisfeito(a)                                  (  ) Insatisfeito(a)
7. Quando necessitou de atendimento na secretaria sempre foi:
(  ) Bem atendido(a)                      (  ) Mal atendido(a)                        (  ) Não consegui resolver meus problemas
8. Quando necessitou de atendimento da orientadora sempre foi:
(  ) Bem atendido(a)                       (  ) Mal atendido(a)                       (  ) Não consegui resolver meus problemas
9. Quanto a organização (recados, entrada e saída dos alunos, eventos e promoções realizadas pela escola) considero a escola:
(  ) Ótima                                            (  ) Boa                                                  (  ) Ruim
(  ) Precisa melhorar. Onde?______________________
10. Deixe um recado (críticas, sugestões ou elogios) , se desejar, aos professores, coordenadora, orientadora ,diretora ou funcionários da escola.
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Projeto: Conselho de classe participativo

Questionário do aluno 1º bimestre

ALUNO:____________________________________________DATA: ____/___/____SÉRIE: ___________
1.                  Assinale S (sim) N (não) AV (às vezes)
(  )Estou achando fácil
(  )Estou com dificuldade
(  ) Faço todas as tarefas de sala pedidas.
(  ) Faço todas as tarefas de casa pedidas.
(  ) Gosto de fazer tarefas
(  ) Gostaria que tivesse mais tarefa
(  ) Gostaria que o professor passasse menos tarefa
(  ) Trago os materiais pedidos (livros, cadernos, estojo etc.)
(  ) Meu caderno está organizado e em dia.
(  ) Colaboro com os colegas fazendo silêncio e não atrapalhando as aulas.
(  ) Não brigo com colegas.
(  ) Respeito funcionários da escola.
(  ) Entrego bilhetes e recados no dia certo
(  ) Tenho ajuda na tarefa de casa
(  ) Meus pais olham minhas tarefas
(  ) Meus pais olham minha agenda diariamente.
2. Qual o dia de aula que seu professor deu este ano que você mais gostou? Por quê?
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________________________________________________________________________________________ 
4. Qual atividade que você não gostaria que seu professor fizesse?

________________________________________________________________________________________

5. Escreva uma observação referente ao desenvolvimento das seguintes aulas:
Língua Portuguesa:
__________________________________________________________________________________________
 Arte:
__________________________________________________________________________________________
 Educação Física:
__________________________________________________________________________________________
 Inglês:
__________________________________________________________________________________________
 Matemática:
__________________________________________________________________________________________
Geografia:
__________________________________________________________________________________________
História:
_________________________________________________________________________________________
Estudos Amazônicos:
_________________________________________________________________________________________
Ciências:
__________________________________________________________________________________________
Ensino Religioso:
__________________________________________________________________________________________

6. Marque sua opinião sobre:
a) Merenda:      (  ) Precisa melhorar      (  ) Boa      (  ) Ótima     (  ) Ruim
b) Recreio:         (  ) Precisa melhorar     (  ) Bom     (  ) Ótimo      (  ) Ruim

7- Deixe um recadinho a um professor :
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8- Criticas e sugestões:
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